Bancos de imagens são bons exemplos e-commerce, onde fotógrafos revendem suas fotos ou edições. O Business to Consumer (B2C) é um dos tipos de venda pela internet mais usados pelas empresas, pois, esse modelo representa o varejo físico no ambiente digital. Hoje em dia, existe a possibilidade de fazer vendas online por meio de uma loja virtual própria, usando plataformas de marketplace, ou contratando Cupom Amazon Beleza uma plataforma de vendas que permita personalizações. Além disso, é possível utilizar mais de uma das opções mencionadas, de forma integrada, e gerenciar tudo em uma única plataforma. Além de tudo, essas estratégias ainda melhoram a satisfação do cliente em relação ao atendimento do e-commerce, pois ele se sente mais valorizado e sente que recebeu mais valor agregado em sua compra.
Um ponto de venda (PDV) é uma loja física — o canal de vendas mais conhecido de todos. Ele pode ser próprio, quando a marca pertence ao dono da loja, ou uma franquia, no caso de pessoas que têm permissão para abrir uma loja em nome de outra marca. Como o próprio nome já diz, são bases que comparam valores de um mesmo produto em diferentes lojas virtuais – tudo em uma única página. São disponibilizadas ao cliente informações de preços e serviços de entrega, para que ele avalie qual compensa mais. Estar presente nesses canais de venda renomados agrega credibilidade à sua marca.
Quais são os tipos de vendas existentes?
Como explicamos, as avaliações de produtos são conteúdo gerado pelos próprios usuários. Monitorar quantos usuários acessam o site do e-commerce ajudará a determinar estratégias para atrair mais visitantes, como melhorias no SEO e criação de referências pela web através de backlinks. Por fim, a partir de determinado volume de vendas, você provavelmente precisará de um espaço dedicado à armazenagem, como um galpão.
Mas, para que essa escolha seja realmente efetiva, é preciso que, antes, algumas coisas já estejam definidas sobre a sua empresa. Esses pequenos empreendedores tentam vender para seus amigos, vizinhos, colegas de trabalho, entre outros. Devido à popularização dos dispositivos móveis, soluções de e-commerce para esses aparelhos se tornaram mais frequentes. A B2W (Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato), por exemplo, atua nessa modalidade e, segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), é o maior e-commerce do Brasil. Assim como no dropshipping, a competição pode ser intensa se você estiver vendendo um produto popular de baixo custo. Algumas pessoas também usam seus próprios currículos online, anunciando-os em mecanismos de busca ou em redes sociais.
Qual o melhor tipo de venda para o meu negócio?
O que vende bem em uma loja física pode não ter o mesmo desempenho no ambiente digital. Por isso, saber selecionar quais produtos têm uma alta demanda pode ser o diferencial que alavanca as vendas. Ao conhecer melhor os diferentes tipos de vendas, você acaba potencializando as chances de sucesso da sua empresa. Afinal, cada uma dessas estratégias tem foco em um público-alvo específico e tende a ser mais efetiva para determinados modelos de negócio, por exemplo. Dentro de um mercado tão concorrido, não basta ter o melhor produto ou preços mais baixos, é preciso ser assertivo em suas ações.
Assim como em outros setores, a categoria Jóias e Relógios já tem seu espaço garantido no e-commerce brasileiro. Com um dos tickets médios mais altos do varejo (R$ 329), conforme o Webshoppers 40, o setor também mostra um crescimento de quase 50% no número de pedidos em relação ao primeiro semestre de 2018. Após muitos anos lutando contra o mercado da pirataria, os Games se tornaram muito rentáveis para o e-commerce. Parte disso é consequência das políticas antifraude das empresas desenvolvedoras que bloqueiam ou tiram funcionalidades de jogos não originais. Além de direcioná-los à loja, você pode convidá-los a conhecer as suas redes sociais e o blog corporativo. E, por consequência, ele se sentirá mais à vontade para interagir com a sua marca e voltar para finalizar a compra.
Aprendeu todos os tipos de vendas?
Com a competitividade crescente, as tarefas para ampliar o alcance do seu negócio e fidelizar clientes não são tão fáceis. Hoje, com o rápido acesso a informações, é possível avaliar a melhor proposta em um piscar de olhos — seja comparando preços, fretes ou prazos. Esse método funciona melhor para quem trabalha com distribuição e varejo, bem como não possui uma empresa muito grande, ou seja, com pouca capacidade de comercializar e estocar seus próprios produtos.
Quando você vende online, pode economizar em despesas de armazém e armazenamento de produtos ao iniciar um modelo de negócio de dropshipping. Não importa a hora, os consumidores podem fazer compras online através de seu computador ou dispositivo móvel. Outro exemplo é um serviço de entrega de kits de refeições, como o HelloFresh. Este negócio online entrega ingredientes pré-porcionados e as respectivas receitas passo a passo aos clientes todas as semanas. As pessoas também podem ajustar as refeições de acordo com o tipo de dieta e escolher o número de receitas por semana.
No e-commerce B2B, as transações ocorrem entre empresas, ou seja, é uma empresa vendendo produtos ou serviços para outras empresas via loja virtual. A TV digital também pode ser um ótimo canal de vendas, e é o foco do T-commerce que usa programas específicos sobre os produtos ou serviços. O modelo B2C se refere a empresas que vendem produtos e serviços diretamente para os usuários finais.