Somente assim é possível atestar que os documentos são fiéis aos originais e, portanto, autênticos. A tradução pública é identificada pelo número do cadastro do tradutor público juramentado na Junta Comercial do seu estado, comprovando que ele tem “autoridade” suficiente para realizar o serviço de tradução juramentada. Ainda, a expressão “fé pública” da tradução juramentada significa que os atos dos tradutores juramentados têm autenticidade. Sobre preços e valores, fica o alerta de que as juntas comerciais prescreviam valores justos com o intuito de assegurar a qualidade do trabalho. Portanto, tenha cautela ao contratar uma tradução juramentada por preços abaixo dos que seriam os recomendados.
É ele quem vai, com base em um documento original, traduzir e dar veracidade, ou seja, fé pública, que aquele documento, escrito em outro idioma, é verdadeiro e, portanto, pode ser aceito pelas autoridades brasileiras. A demanda pelo serviço de tradução de documentos tem aumentado no país, e uma das atividades mais bem remuneradas da área é a tradução juramentada. Nela, o material traduzido tem valor de documento e é reconhecido pela Justiça. Conforme vimos acima, a tradução juramentada (ou “versão”) de um documento brasileiro apresentada no exterior tem valida, desde que sejam observadas as regras de legalização consular ou de apostilamento. Países como Bangladesh, Canadá, Groenlândia, China (exceto Hong Kong e Macau), Emirados Árabes Unidos e Líbano, entre outros localizados principalmente na África e no Oriente Médio, não são signatários da Convenção da Apostila.
Nem sempre é possível ir ao escritório do tradutor para buscar o documento traduzido. Para sua comodidade e praticidade, é interessante que o profissional conte com serviços diferenciados, como entrega em domicílio e sedex. O tradutor precisa colocar e descrever na Tradução Juramentada todas as informações que ele encontrar no original, como marca d’água, carimbo, entre outras. A versão, por sua vez, é quando um documento que está em língua portuguesa é passado para um idioma estrangeiro. A tradução é quando um documento de língua estrangeira é traduzido para o português. Uma tradução juramentada com assinatura digital apresenta as mesmas características mas não requer rubrica ou assinatura manual feita em caneta.
Vale ressaltar, também, as normas de ética, visto que esse serviço opera como material sigiloso e não deve ser repassado a terceiros. Entre os documentos mais comuns que são juramentados, está a documentação civil, como certidões de nascimento, casamento e óbito e papéis de divórcio. Há também os documentos pessoais, como RG, CNH, passaportes, entre outros.
A Revisão e o Controle de Qualidade no processo de como é feita a Tradução Juramentada
Também chamado como tradutor público, este é um profissional habilitado pela Junta Comercial do Estado a atuar em sua área. Além disso, é importante fornecer informações adicionais, como o país em que tradução juramentada em inglês o documento será usado e se a tradução precisa ser certificada. Como documento oficial, pode ser necessário preencher um determinado formulário de solicitação em alguns países.
Uma pesquisa de mercado prévia é a melhor opção antes de fazer o seu orçamento.
A tradução é feita antes ou depois do apostilamento?
Cabe também ressaltar que, da mesma forma, a tradução juramentada torna válidos os documentos brasileiros no exterior. A maneira mais comum de realizar a tradução juramentada é consultar a lista de tradutores juramentados na Junta Comercial do seu Estado. Já na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), a consulta pode ser feita na página de Serviços, opção Tradutores.
Tenha flexibilidade quanto à data de recebimento do seu documento traduzido
O título Tradutor Juramentado não é aceito oficialmente em alguns estados brasileiros (por exemplo, SP), e é a denominação oficial em outros (por exemplo, PR). Se o tema for algo bem específico, dê preferência a um profissional especializado nessa área. Nesse caso, é necessário consultar as regras de cada país, pois elas são variáveis.
Digamos que um brasileiro irá participar de algum programa estudantil nos Estados Unidos. Existem diversas atividades que tornam necessário buscar uma agência de tradução juramentada em Curitiba. Entre elas podemos citar abrir empresas no exterior, fazer cursos de intercâmbio e trabalhar em outros países. Uma vez que esse mercado cresceu, o número de agências também aumentou, para atender a nova demanda, o que pode tornar um pouco difícil escolher a melhor opção em meio ao grande número de instituições disponíveis.
Como vimos, a tradução juramentada é um documento oficial válido em diversos países do exterior. Portanto, é importante saber como funciona para não ter dúvidas quando houver necessidade de fazer o processo. Para fazer uma tradução juramentada, a pessoa deve ter em mãos o documento a ser traduzido e procurador um tradutor juramentado. Ele fará o orçamento e dará o prazo para a entrega dos documentos devidamente traduzidos para o idioma solicitado. Esse serviço serve tanto para traduzir documentos no Brasil do português para outro idioma quanto no processo contrário.
Mas até que a tão sonhada viagem aconteça, muita burocracia é necessária para garantir que toda a documentação esteja correta e em dia. Confira algumas dicas da AGBT para tirar algumas dúvidas sobre os documentos que precisam de traduções juramentadas. Por que as instituições exigem documentos com tradução juramentada? Esses documentos traduzidos de forma juramentada possuem maior aceitabilidade e são vitalícios no mundo inteiro.
Nenhum documento estrangeiro tem valor legal no Brasil se não for traduzido por um tradutor juramentado. Além disso, a legislação brasileira exige que a tradução seja feita dentro do país. Há casos em que o tradutor público tenha no currículo formação em uma área específica, como comunicação, direito ou psicologia. Isso garante uma facilidade em traduzir determinados documentos, como o diploma. No entanto, o requisito primário para o aceite de um trabalho é o idioma no qual é habilitado.