Transformando oportunidade em impacto YouTube

Transformando oportunidade em impacto YouTube

Desde tutoriais, vlogs, comédia, música, até análises de produtos e documentários, a plataforma se tornou um espaço onde qualquer pessoa com uma câmera e uma ideia pode expressar sua criatividade e compartilhar conhecimento. Isso permitiu que vozes anteriormente não ouvidas encontrassem seu público e se conectassem a comunidades globais. Os meios de comunicação tradicionais reconheceram a importância da plataforma e incorporaram o YouTube como uma parte crucial de suas estratégias de marketing e distribuição. Essa relação simbiótica entre o YouTube e a mídia tradicional reformulou o cenário do entretenimento. O YouTube não apenas revolucionou a criação de conteúdo, mas também criou um ecossistema econômico próspero. Os criadores de conteúdo, comumente chamados de YouTubers, podem monetizar seus canais por meio de receita de publicidade, patrocínios e vendas de mercadorias.

O nosso impacto

Pelo segundo ano, trabalhamos com a Oxford Economics para mensurar o impacto do YouTube no Brasil e colocar em números a oportunidade que oferecemos aos criadores de conteúdo. Sempre gosto de lembrar que o YouTube foi pioneiro em oferecer um modelo de negócio que remunera quem produz conteúdo. Aliás, quando o primeiro vídeo no YouTube foi postado, em 2005, não existia essa figura do criador, muito menos uma economia centrada nele. Agora vemos um próspero ecossistema de mentes criativas e potências da mídia. Enquanto outras plataformas oferecem 15 segundos de fama, o YouTube é onde se constroem carreiras e negócios sustentáveis há 15 anos.

Qual é o país que mais usa o YouTube?

Por si só, o impacto provocado pelo consumo de vídeos na internet já é surpreendente. De acordo com uma projeção realizada pela Cisco, esse tipo de conteúdo responderá por cerca de 82% do tráfego da internet até 2021. “O YouTube e as redes sociais, provaram ser uma força poderosa na era digital, capacitando indivíduos a se tornarem criadores e formadores de opinião. Não apenas redefiniram o entretenimento, mas também moldaram uma nova cultura e sociedade”, conclui. Talvez você não faça ideia, mas, todos os dias, mais de um bilhão de horas de conteúdo são assistidas no YouTube por pessoas ao redor do mundo.

Nossa presença no Brasil: transformando oportunidade em impacto

Desde que chegamos no Brasil, há 16 anos, vemos brasileiros usando o YouTube para contar suas histórias, expandir seus negócios, explorar novos interesses, continuar aprendendo ou – simplesmente – para rir. Nos últimos anos, o YouTube revolucionou a maneira como consumimos conteúdo e interagimos com a cultura digital. Desde sua criação em 2005, essa plataforma de compartilhamento de vídeos tem crescido exponencialmente, dando origem a uma nova geração Compro canal de criadores de conteúdo, influenciadores e transformando a dinâmica do entretenimento online. É um lugar onde assuntos surgem, conteúdos são amplificados, e por fim causam impactos na vida das pessoas. O Brasil já é o segundo maior mercado do mundo em horas de vídeo assistidas, além de contar com 82 milhões de usuários. Para ser youtuber o primeiro passo é criar o seu canal no site do Youtube (youtube.com.br) e começar a publicar os vídeos.

Qual a influência do YouTube?

Ao mesmo tempo, diferentes públicos podem decidir de que forma querem assistir ao conteúdo, graças a recursos como áudio em vários idiomas e a novas formas de usar as legendas automáticas (closed captions). Três razões que transformam o YouTube em uma oportunidade incrível para qualquer marca. Não pense que isso só serve para os “grandes” e que você não deve se importar com isso. Entenda melhor sobre as possibilidades de trabalhar com o YouTube e saia na frente dos seus concorrentes. As pessoas vivem suas paixões no YouTube, consumindo ativamente somente os conteúdos que elas mais gostam.

Um canal no YouTube ajuda na divulgação da marca, melhora o relacionamento com o cliente, informa, entretém e traz uma série de oportunidades de negócios. Por isso, preparamos 10 razões que evidenciam a importância dessa ferramenta para a estratégia das empresas. Em nome de todos no YouTube Brasil, agradeço aos que trabalharam neste projeto ambicioso e, em especial, aos criadores brasileiros que utilizam a plataforma para gerar impacto significativo no mundo, fazendo o que amam. Atualmente, no Brasil existem mais de 20 mil canais com mais de 100 mil inscritos. Se nos restringirmos àqueles com mais de 1 milhão de inscrições, falamos de um universo de mais de 2 mil canais. Já o número de canais que fizeram mais de R$ 10 mil em um ano aumentou 70% em relação ao ano passado.

Sejam mães, cozinheiros amadores, aficionados por fitness ou games, e por aí vai. Aliás, no Brasil o YouTube atinge mais pessoas de 18 a 49 anos do que todas as emissoras de TV a Cabo juntas. Ser um influenciador significa ter um efeito direto nas decisões de compra, estilo de vida e nas opiniões dos outros. Em geral, os influenciadores passam a impressão de uma vida perfeita, de glamour, fama e realização, onde se tem acesso a todos os mais novos e exclusivos produtos do mercado. Ela pode causar impacto no emocional e na saúde dos indivíduos cancelados, principalmente quando se trata de adolescentes.

É por essas e outras que o acompanhamento desses dados é tão importante nas análises de mercado e na elaboração de estratégias de Marketing de Conteúdo. Embora o ritmo das mudanças possa parecer assustador, existem mais oportunidades do que nunca para criar momentos inovadores. Esperamos que o relatório ofereça contexto e ideias de como as pessoas podem fazer isso, em qualquer cargo que ocupem ou área em que trabalhem. Após aprender a cozinhar os sabores da sua infância tailandesa a ver vídeos no YouTube, May tornou-se uma chef famosa em Manchester, Inglaterra. Enquanto procurava uma forma de eliminar o eczema do seu filho, Krystn mergulhou no mundo da produção de sabão natural no YouTube. Através de processos de tentativa e erro, desenvolveu uma receita de sucesso e gere agora o seu negócio próspero.

Sua plataforma não apenas oferece opções de visualização com as principais línguas do mundo, como seu sistema de tradução de títulos e conteúdos permite que as produções tenham um alcance global. Com uma gigantesca infraestrutura de tecnologia, o YouTube é capaz de entregar conteúdos para bilhões de usuários, em todas as regiões do mundo, simultaneamente. De remixes a clipping, passando por filtros e efeitos, existem mais ferramentas do que nunca – e todas permitem que criadores participem e coloquem suas perspectivas singulares a serviço de momentos que podem ser compartilhados em tempo real.

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que o “sotaque” de uma pessoa vai bem além do uso de novas expressões ou da forma como ela constrói uma frase. Alguns meses após o início da pandemia e das medidas de isolamento social, a defensora pública Odyle Serejo, de Natal (RN), percebeu algo de diferente no jeito de falar da sua filha mais velha. Uma das mais famosas foi o Content ID, um sistema que permite que os detentores de direitos autorais identifiquem e gerenciem todo o conteúdo relacionado aos seus materiais na plataforma. Segundo a opinião de usuários, entre os melhores aplicativos de vídeo disponíveis para TVs inteligentes, o YouTube perde apenas para a Netflix.